O objetivo do projeto é atuar no processo de mudanças nas áreas sociais, culturais e educacionais: - Orientar, conscientizar e informar através de uma capacitação os comerciantes e seus funcionários, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas peculiaridades com o ambiente, manejos de comportamento e os direitos dos mesmos, para tornarem-se espaços adaptativos para receber autistas e seus familiares.
• Promover o conhecimento dos profissionais (Que atuam com o público) dos comércios da cidade de Cachoeirinha, sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA; • Criar uma nova cultura de inclusão social nos locais públicos, quebrando paradigmas de que pessoas com autismo não conseguem frequentar determinados espaços. • Mostrar para a comunidade em geral que podemos viver e compartilhar espaço comuns a todos de forma harmoniosa respeitando a individualidade de cada um, seja pessoas típicas ou atípicas; • Apresentar todos os direitos dos autistas aos profissionais que atuam com o público na cidade; • Disponibilizar a identificação de um adesivo prioritário para anexo ao caixa e entrada de cada estabelecimento de Cachoeirinha participante do projeto; • Melhorar a visitação e recepção em relação aos autistas e suas famílias, no que diz respeito ao atendimento ao cliente com manejos e adaptações; • Incentivar as famílias a consumir, comprar e usufruir os serviços dos comércios locais; • Estimular que mais autistas e suas famílias frequentam o comércios locais; • Promover a qualidade de vida, empoderamento e segurança ao autista e suas famílias.
Pelo fato dos autistas possuírem determinadas dificuldades no campo social, alterações sensoriais, cognitivas, emocionais, entre outras; isso faz com que tenham prejuízos em determinadas áreas do seu desenvolvimento integral, muitos casos o prejuízo da comunicação e interação social é bastante afetada. Sendo assim, apresentam determinados comportamentos inadequados em locais públicos, que poderão ser causados por diversas mudanças do ambiente em que ele está e pela quebra de sua rotina, os motivos apresentarão de formas variadas de acordo com cada autista, pois cada autista é um, podendo ser um cheiro de algo, barulho, local fechado, permanecer em filas, não poder sair e entrar do mesmo estabelecimento por várias vezes em curto período de tempo, entre outros mais leves ou intensos. Pensando em todos esses fatos da complexidade do TEA, montamos esse projeto de capacitação do TEA e seus direitos. O presente projeto piloto de Capacitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus direitos, tem como público alvo os comerciantes e seus funcionários, de todo o município de Cachoeirinha, como: lojas, restaurantes, supermercados, Shoppings e demais estabelecimentos que promovam o lazer, cultura, entre outros, para o preparo de como conduzir de forma harmoniosa os clientes atípicos(autistas) e os clientes típicos no mesmo local. Isso trará para a comunidade geral uma repercussão da inclusão que vem sendo trabalhadas nos meios educacionais e empresariais, mas que pouco se fala da inclusão em ambientes sociais, quebrando esse paradigma de que autista não pode frequentar determinados locais, que suas famílias têm que se restringir a ficar em casa sem poder desfrutar de locais para relaxar, comprar e se divertir. A Capacitação será realizada através de palestras com vídeos gravados e presencialmente, tendo assim os dois formatos: EAD e presencial, visto que cada estabelecimento comercial será responsável por marcar um horário e dispor o material da capacitação aos seus funcionários. No final entregaremos um adesivo de certificação de “Comercio Amigo do Autista”, para colocar na entrada do estabelecimento e alguns folders (material informativo sobre o Transtorno do Espectro Autista -TEA). A carga horaria para essa capacitação se estimula em torno de três horas. Os materiais e as palestras serão organizados, estruturados e ministrados por profissionais especializados em psicologia, com atuação com autistas.